Uma parede cheia de post-its em branco para se preencher com coisas a se fazer para dar significado ao seu dia Uma parede cheia de post-its em branco para se preencher com coisas a se fazer para dar significado ao seu dia

Como dar significado ao seu dia: 5 coisas simples que você pode fazer hoje

6 minutos para ler

Sabe aqueles dias em que você sente que você não fez nada de bom? Mais um dia que passou em branco, no tédio, na rotina ou na procrastinação, em que você se deita para dormir à noite com a consciência pesada, se sentindo um(a) completo(a) inútil.

Ou pior: quando você sente que, apesar de ter feito muita coisa, nada realmente teve valor. No final das contas, é como se você estivesse parado(a) no mesmo lugar.

Em dias assim, quando você está para baixo, é difícil perceber o valor que as suas ações têm para os outros e para você mesmo.

Pensando nisso, quero te mostrar 5 coisas simples que você pode fazer hoje para dar significado ao seu dia e te mostrar que sim, você pode fazer toda a diferença.

Vem comigo!

1. Diga “obrigado” para alguém que te fez uma gentileza ou um favor, por menor que seja.

Ser gentil e educado(a) não custa nada e ainda enriquece você mesmo e os outros ao seu redor.

Quando você reconhece uma gentileza e agradece um favor, você mostra para a outra pessoa que você se importa com o tempo e o esforço dela em tornar o seu dia um pouco melhor.

Demonstre gratidão com um sorriso sincero e olhando nos olhos. Pode ter certeza que as pessoas vão gostar muito mais de você por isso.

Afinal, ninguém gosta de quem é ingrato, não é verdade?

 

2. Estabeleça uma única coisa que, se você fizer hoje, o seu dia inteiro já vai ter valido a pena.

Uma parede cheia de post-its em branco para se preencher com coisas a se fazer para dar significado ao seu dia

Esta é uma dica interessante: todos os dias, eleja um único objetivo que, se você completar até o fim do dia, você vai ter tido uma vitória.

Pode parecer bobagem, mas estes pequenos desafios que você se impõe todos os dias vão te fazer crescer exponencialmente no longo prazo. Alguns exemplos podem incluir:

  • Fazer 10 flexões ou caminhar por 20 minutos
  • Ler 5 páginas de um livro
  • Ouvir um podcast (Dica: 4 Podcasts que marcaram a minha vida)
  • Escrever um artigo para o seu blog
  • Pesquisar os preços de passagens para a viagem que você quer fazer nas suas próximas férias
  • Meditar por 10 minutos
  • Ouvir 3 músicas novas
  • Conversar com uma pessoa nas suas redes sociais com a qual você não fala há mais de 6 meses
  • Escolher uma instituição de caridade para doar parte da sua renda no próximo mês
  • Estudar por meia hora para a prova que está chegando
  • (Para os fumantes): fumar 1 cigarro a menos do que você normalmente fuma

Procure tornar o seu objetivo o mais específico e realista possível, caso contrário você só vai sentir frustração e derrota. “Ganhar 1 milhão de reais”, por exemplo, não é um objetivo. É apenas um desejo.

 

3. Assista a um vídeo no Youtube sobre um assunto que você gosta e que normalmente você nunca assiste. Ou, se você preferir, escute uma música nova, que você ainda não conhece.

Homem ouvindo música no celular com headphone

Chega de ouvir a mesma música “trocentas” vezes! Tem um universo de coisas fantásticas espero por você na internet, de graça!

Sabe aquela banda que você sempre ouviu falar, mas só escutou as músicas mais famosas? Experimente entrar agora no Youtube, Spotify ou outro agregador de mídia e digite o nome dela. Escute um álbum inteiro, ou pelo menos uma música que você ainda não conhece.

Tenho certeza que você vai encontrar canções maravilhosas e experimentar sensações incríveis!

Você é apaixonado por biologia, mas quase nunca pesquisa nada sobre o assunto? Vai lá no Google ou no Youtube e procure blogs e canais que falem sobre este assunto.

Poxa, até eu que não gostava dessa matéria na escola fico fascinado com alguns vídeos que encontro por aí!

Experimente! O mundo está servido de bandeja para você, a poucos cliques de distância. A vida pode ser muito mais do que a repetição eterna das mesmas coisas.

Para te dar ideias de por onde começar a explorar músicas novas, recomendo que você leia o artigo em que relatei a minha experiência de ouvir 365 novos discos inteiros em um ano:

 

4. Escolha o próximo livro que você vai ler, ou, se você já estiver lendo um, defina um momento do seu dia para lê-lo.

Mulher lendo um livro

Se você ainda não lê livros com frequência, comece. É simples assim. Escolha um tema interessante, um nome conhecido, uma história que você já viu no cinema, ou então algo completamente inédito. Não importa. O mais importante é ler todos os dias, sem exceção.

Encontre os melhores momentos do seu dia para dedicar um tempo exclusivamente para a leitura e torne isso um ritual diário. Coloque o seu celular no modo silencioso e mergulhe de cabeça nas páginas do seu livro.

Pode me agradecer depois 😉

 

5. Elogie alguém que está fazendo alguma coisa legal, e seja específico no seu elogio.

Todo mundo gosta de ser reconhecido quando faz um bom trabalho, então por que não se tornar você também um incentivador de pessoas?

Oferecer um elogio sincero e específico pode iluminar o dia de alguém (em alguns casos, a semana inteira). Esta é uma ótima maneira de inspirar outra pessoa a se tornar cada vez melhor, e isso tem um valor inestimável para ela.

Alguns exemplos de como elogiar de forma específica:

  • Eu vi você ajudando aquela senhora cega a atravessar a rua. Foi muito legal o que você fez!
  • Tenho acompanhado o quanto você está estudando para esta prova nas últimas semanas. Estou orgulhoso(a) de você!
  • Vi o seu novo texto lá no blog e adorei as dicas que você deu! Continue fazendo conteúdos sobre este assunto. Eles me inspiram muito.

 

Como você vai dar significado ao seu dia hoje?

Comenta aqui embaixo o que você achou mais legal nessas dicas e quais delas você vai aplicar ainda hoje!

Ah, e se você gostou deste artigo, compartilhe-o com os seus amigos e seja você também uma fonte de inspiração para eles 😉

Um grande abraço,

Recomendação de leitura:

Comentários no Facebook

Comprar livro Por que? Como inspirar pessoas e equipes a agirPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta